x

 

 

Quantas vezes nos vemos na situação de receber amigos ou familiares em casa e nos preocupamos muito com o cardápio principal e deixamos a sobremesa para depois… e esse depois acaba em sorvete e frutas?

Você sabia que o Pavê é uma sobremesa curinga que tende a agradar praticamente todos os convidados e você pode optar por “brincar” com os recheios, de forma que crie receitas completamente personalizadas para o seu evento?

Eu sei que você pode estar pensando que não tem tempo para fazer tanta coisa, mas lhe garanto que em menos de 45 minutos (com folga!) o seu pavê estará montado!

Normalmente temos o pavê com creme confeiteiro (aquele mais amarelado feito com amido de milho , leite e baunilha), ou com chocolate.  A boa notícia é que você pode usar os dois, mudar os dois ou acrescentar um terceiro fazendo combinações que mais agradam ao paladar dos seus convidados e ao seu!

Veja a receita que eu preparei para você:

Antes, só vou te dar algumas dicas importantes:

  • Não se esqueça de lavar as mãos antes de iniciar o preparo da sua receita. A ANVISA tem ótimas cartilhas que explicam direitinho a forma correta de higienizá-las
  • Não deixe de lavar as latas de leite condensado e creme de leite
  • Separe todos os ingredientes ANTES de começar a receita, para não correr o risco de fazer uma parte e na hora de dar prosseguimento você ter que parar para ir às compras!

 

INGREDIENTES DA BASE

  • 1,5 caixa de biscoitos Champagne

Porque 1,5?  Simples:  quando eu faço o pavê com apenas 1 caixa ele fica pequeno e não consigo fazer as camadas que eu desejo para o tamanho do meu recipiente (ele tem 20 x 15 x 8). É um bom tamanho de refratário. Já utilizei outros, mas sempre falta um tantinho de biscoito, então prefiro ter 2 caixas disponíveis – e o que sobra eu consumo com um chá depois!

  • ½ xícara de vinho do Porto ou 1 latinha de Guaraná

Aqui vale um cuidado adicional: o vinho do Porto deixa um sabor elegante, porém, quando há crianças entre os convidados, idosos ou mulheres grávidas eu não uso.   Também pode ocorrer de você mesma não gostar muito de misturar bebida alcoólica nas sobremesas, então, fica a opção do guaraná, que é delicioso, deixa um paladar mais infantil e adocicado.

 

Um bom pavê tem que tem boas camadas de recheio (cremes).

Vou te dar algumas sugestões:

 

CREME 1 – LEITE CONDENSADO

Para fazer esse creme você vai utilizar:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho

Misture tudo em uma panela e vá mexendo (sem parar) até engrossar.

DICA: Prefiro mexer cremes com um fouet do que com outro utensílio, pois ele deixa a mistura mais lisa. Porém, às vezes pode acontecer de ficarem pequenos grumos.  É normal.  Tente dissolvê-los em uma peneira depois de pronto!

 

CREME 2 –  BANANA CARAMELIZADA

Utilizando o Creme 1 e este creme, você fará um pavê que também é conhecido com o nome de “Manequinho Lopes”.  Para quem gosta de banana, canela e afins, é uma sobremesa imperdível!

Você vai precisar de:

  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 50ml de água
  • 5 bananas em rodelas

Eu gosto de usar banana prata, mas isso porque para meu gosto pessoal não gosto do excesso de dulçor que a banana nanica possui, mas fica bom usando as duas! Escolha aquela de que mais gostar.

Também recomendo que não corte as rodelas de banana muito fininhas, porque senão na hora de caramelizá-las elas podem se desmanchar e virar um purê!  Nada contra se você preferir assim, mas com as rodelas a sobremesa fica mais bonita.

 

CREME 3 – CHOCOLATE

Se você não quiser utilizar a camada de recheio de banana, que tal utilizar o creme de leite condensado (como 1ª. opção de creme) e a segunda camada fazer de chocolate?

Para essa cobertura você vai precisar de:

  • 2 copos de leite
  • 4 colheres de açúcar
  • 1 colher de amido de milho
  • 4 colheres de chocolate (eu uso o popular “chocolate do Padre Nestlé”), mas pode ser utilizado cacau em pó!  Só não use achocolatado porque fica doce demais e com gosto muito fraquinho de chocolate.

 

CREME 4 – DOCE DE LEITE 

Uma opção que agrada muito é utilizar doce de leite como recheio do pavê

  • 1 potinho de doce de leite pronto (250g)
  • 1 caixinha de creme de leite

Esse creme não tem muito segredo: basta diluir doce de leite comprado pronto com creme de leite. A quantidade vai de acordo com o seu gosto pessoal.

Normalmente eu coloco 1 potinho de 250g de doce de leite para 1 caixinha de creme de leite. Fica menos doce e mais macio.

 

COBERTURA OPÇÃO 1

Você vai precisar de:

  • 2 claras
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 xícara de creme de leite fresco gelado (200ml)

Você sabia que quando uma receita pede creme de leite fresco às vezes a receita não fica boa se você usar o creme de leite de caixinha?  Isso porque existe interferência de cozimento, de mix com os demais ingredientes da receita e uma série de outros fatores.  Porém, não  vai “estragar” a sua receita se você utilizar o creme de leite que tiver em sua despensa nessa receita, em específico!

No caso de usar o fresco, cuidado… Experimente antes para ter certeza de que não está estragado. Eles são muito sensíveis à temperatura e têm uma durabilidade menor. Às vezes mesmo fechados na geladeira eles azedam e amagam completamente.

 

COBERTURA – OPÇÃO 2

Essa cobertura serve não só para o pavê como também você pode usá-la para várias sobremesas e bolos.

Você vai precisar de:

  • 3 claras
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 lata de creme de leite (ou o equivalente em creme de leite fresco)

 

MODO DE FAZER A COBERTURA

Bata as claras em neve e vá colocando o açúcar aos poucos. Deixe bater até formar suspiros/merengue.

Acrescente então o creme de leite (sem bater) e, no caso de ter optado por colocar a canela,  coloque-a nesse momento também.

Coloque a mistura na geladeira até a hora de montar o seu pavê.

 

MODO DE FAZER A BANANA CARAMELIZADA

Leve o açúcar com 2 colheres de água ao fogo, até obter uma calda em ponto de caramelo. Não deixe escurecer demais porquê de “dourado” para “queimado” é uma fração de segundo!

Junte as bananas cortadas em rodelas e a água restante e cozinhe até afinar a calda.

Pronto! Simples e deliciosa!

 

MONTAGEM DO PAVÊ

No recipiente que você escolher, distribua uma camada de creme, os biscoitos umedecidos na bebida escolhida (Porto ou Guaraná), a banana caramelizada (se optou por ela) ou o segundo creme e vá colocando assim camadas de biscoito e creme. A última camada deve ser de biscoitos e aí você coloca o merengue por cima.

Leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de consumir.

Não costumo “decorar” o pavê porque como consumo aos poucos (no dia-a-dia) eu acho que as coberturas com o passar dos dias deixam a sobremesa com cara de “envelhecida”.  Mas para um almoço ou jantar especial eu acho que a decoração pode fazer sentido, pois o consumo será muito mais rápido.

Boas opções de cobertura são cacau ou canela em pó para polvilhar e uns raminhos pequenos de hortelã. Castanhas trituradas (xerém) também ficam boas.

Se você desejar colocar frutas em seu pavê (no caso de consumir tudo no mesmo dia) ok. Não vejo problema. Já utilizei (porém, me arrependi porque depois não ficou boa com a sobra que deixei na geladeira).

Uma fruta que pode ser deliciosa na hora mas que dá dor de cabeça depois são MORANGOS. Eles soltam água e vão “inundar” a sua sobremesa… Melhor servi-los à parte, caso deseje!  Eu experimentei a versão “em calda” também e ficou muito doce. Enfim. É só uma dica! Afinal, quem cozinha sabe que erros acontecem porque experimentamos muitas coisas na intensão de melhorar sempre, não é mesmo?

Gostou? Viu só como nem todo curinga é o vilão da história?  Que tal conhecer mais sobre DICAS CULINÁRIAS?  Consulte meus workshops e treinamentos à respeito, que podem ser feitos individualmente, em em pequenos grupos ou para funcionários domésticos. Entre em contato e receba mais informações.

Chris Craveiro