Matéria publicada na revista eletrônica CASA & JARDIM no dia 31 de Outubro de 2020

 

Do fogão à mesa: o conjunto de panelas antiaderentes Felicità, da marca La Cuisine, no Shoptime, é composto por frigideira, caçarola e panela com tampa com acabamento texturizado (Foto: Reprodução / Shoptime)
Do fogão à mesa: o conjunto de panelas antiaderentes Felicità, da marca La Cuisine, no Shoptime, é composto por frigideira, caçarola e panela com tampa com acabamento texturizado (Foto: Reprodução / Shoptime)

 

 

Você sabe qual o melhor jogo de panelas para você? Segundo a personal organizer Chris Craveiro, especialista em organização e gestão residencial ou organizacional, depende da maneira como vai utilizá-las, da sua rotina e do número de pessoas em casa. “Tenha em mente sempre a segurança da saúde, dando preferência às panelas com material menos tóxico”, indica.

Existem mais de uma dúzia de materiais usados na fabricação de panelas, então facilmente você encontra no mercado produtos de silicone, alumínio, porcelana, titânio, vidro, cerâmica, pedra sabão, barro, ferro, cobre, aço inox, antiaderente e até de aço cirúrgico. Antes de tudo, que tal conhecer um pouco das características dos materiais das panelas para ajudar na sua escolha?

*Veja as melhores ofertas de panelas no Shoptime!*

Panela da linha Brava, lançada pela Tramontina (Foto: Divulgação)
Panelas de aço inox distribuem bem o calor por sua superfície e não oxidam (Foto: Divulgação)

*Shoptime e Casa e Jardim mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, Casa e Jardim pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação.

 

 

Materiais

– Aço inox: não oxidam e distribuem muito bem o calor por sua superfície. Sua composição, em alguns casos, pode levar níquel, o que não é indicado para pessoas alérgicas ao elemento.

– Aço cirúrgico: essas panelas não são porosas e não retêm nenhum tipo de resíduo do cozimento. Possuem uma válvula que avisa quando a temperatura está adequada para o preparo do alimento. “O investimento é um pouco maior, mas vale a pena”, avalia Chris.

– Antiaderente: é uma das panelas mais comuns no mercado por ser prática e acessível. “Há jogos de panelas com este material muito encorpadas e, portanto, estáveis e seguras no fogão. Se você quer praticidade, certos modelos podem ir em qualquer fogão (até de indução) e no forno até 280°C sem tampa, além de serem levados à mesa, já que são lindos”, diz Flavia Bonato, apresentadora do Shoptime. “É preciso, porém, tomar cuidado: se sua panela antiaderente estiver riscada, descarte-a imediatamente, pois pode soltar resíduos”, recomenda Chris.

– Cerâmica: semelhante às panelas de barro em termos do tempo maior que necessitam para esquentar, além de oferecerem longa preservação do calor dos alimentos.

– Barro: muito indicadas para o preparo de alimentos com caldo. É uma panela que demora mais para esquentar. Porém, mantém os alimentos quentes por muito mais tempo.

– Cobre: panelas com este material são ótimas condutoras de calor, segundo a personal organizer, mas não são indicadas para qualquer tipo de cozimento, pois ao entrar em contato com produtos ácidos, como limão ou tomate, o cobre pode se desprender da panela.

– Pedra sabão: menos comum de serem encontradas nas casas, mas possuem as mesmas vantagens da panela de barro. “Porém, é mais porosa e requerem um cuidado maior na lavagem para evitar proliferação de microrganismos impregnados”, alerta a especialista.

Panela redonda Signature Amarelo Soleil, de ferro fundido esmaltado, 26 cm. Le Creuset, de R$ 1.499 por R$ 899,40 (Foto: Divulgação)
Panela de ferro fundido esmaltado, além de linda, tem função antiaderente, é ótima condutora de calor e pode ir do forno à mesa (Foto: Divulgação)

 

 

– Ferro: essas panelas, de acordo com Chris, são consideradas benéficas para a saúde em função da transferência do mineral para os alimentos, transformando-as em aliados ao combate de anemias. “Todavia, a manutenção requer mais cuidados, porque podem enferrujar se forem esfregadas frequentemente com muita força”, explica. As panelas de ferro fundido esmaltado, além de lindas, são antiaderentes, também ótimas condutores de calor e podem ir do forno à mesa.

– Porcelana:  são mais resistentes do que as panelas de cerâmica e possuem total isenção de porosidade, além de serem lindas. Mantém a temperatura do alimento por um tempo prolongado.

– Vidro: é um dos tipos mais seguros para a saúde e não possuem nenhum tipo de contraindicação, além de serem muito fáceis de limpar. O ponto negativo é sua fragilidade. Além disso, não podem ser recicladas porque são feitas de vidro temperado.

– Titânio: as panelas de titânio não são muito conhecidas no mercado e ainda possuem um valor elevado em comparação às demais. Não possuem contraindicações para a saúde e são muito resistentes. Uma vantagem adicional é que as comidas podem ser guardadas prontas dentro da própria panela.

– Alumínio: segundo Chris, essas panelas costumam ser motivo de discussão entre pesquisadores de saúde porque existe a teoria de que poderiam soltar metais pesados durante o preparo dos alimentos. Não são recomendadas para lava louças, pois escurecem com o passar do tempo.

– Silicone: muito modernas e bonitas, cheias de cor e formatos. “Mas é preciso prestar atenção, porque alguns usuários relatam que podem soltar odores”, diz a personal organizer.

– Elétrica: além do preparo do arroz – sua utilização  mais conhecida -, ela é ótima para cozinhar, selar carnes e preparar uma série de receitas. Quando o alimento fica pronto ela entra no módulo de aquecimento, permitindo que permaneça quente sem cozinhar.

*Veja as melhores ofertas de panelas no Shoptime!*

Algumas dicas na hora de lavar louças irão prolongar a durabilidade das suas panelas antiaderentes (Foto: Getty Images)
Na hora de escolher sua panela, considere a facilidade de limpeza e prefira peças práticas e fáceis de higienizar (Foto: Getty Images)

 

 

Dicas 

– Faz omeletespanquecas ou tapiocas com frequência?  Não tem como não ter pelo menos uma frigideira pequena e uma média.

– Além disso, Chris recomenda uma panela funda, uma rasa e duas caçarolas. “Se cozinhar mais caldos e ensopados, pode substituir uma das caçarolas por uma panela de pressão média, assim você acaba tendo duas funções em uma peça só”, ensina.

– Outro fator importante na hora de escolher suas peças é considerar a facilidade de limpeza que elas possuem. Prefira peças práticas e rápidas de higienizar.

– Escolha boas marcas que trabalham com materiais de qualidade e com design moderno e não se esqueça de que é fundamental comprar a panela adequada para o seu tipo de fogão. Nem todos os modelos podem ser usados no cooktop por indução.

Gostou dessa matéria?  Que tal receber mais dicas e orientações úteis para a manutenção da sua casa?  Entre em contato comigo que terei prazer em atende você!

Chris Craveiro