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Diarista, Faxineira ou Funcionária Doméstica: Contratação (Pixabay)

 

Diarista, Faxineira ou Funcionária Doméstica? 

Aprender a gerenciar as tarefas domésticas requer um pouco de experiência, mas nada que impeça que todos nós possamos dar conta, especialmente quando nos informamos e nos preparamos para conseguir o melhor resultado, controle e acompanhamento.

O primeiro ponto importante é você entender a diferença entre os tipos de contratação que você faz. Hoje, na maioria das residências, temos três categorias mais frequentes (existem outras menos comuns como Governantas, Gestores Residenciais, Chefs e outros) que são: Diarista, Faxineira e Funcionária Doméstica.

Essas categorias costumam criar alguma confusão na hora de contratar e de exigir as tarefas. Antes de mais nada vamos esclarecer primeiro: 

Características da função de Faxineira e Diarista

Teoricamente a Faxineira tem um trabalho mais pesado por necessitar de maior esforço físico, uma vez que ela precisa movimentar móveis e subir em escadas para limpezas difíceis (como lustres e topo de armários).

Uma boa Faxineira sempre sabe qual técnica utilizar em cada ambiente para que seu serviço renda. Além disso conhece muito bem os produtos e equipamentos mais adequados para realizar o seu trabalho.

As Faxineiras possuem um perfil bastante dinâmico, sabem controlar o uso dos produtos e muito frequentemente já fazem a lista dos itens que precisam para desenvolver o trabalho e a entregam aos donos da casa.

São ágeis e sabem se comunicar muito bem, quando necessário, fazendo seu trabalho com discrição e muito foco, porque sabem que a quantidade de serviço pesado que terão nesse dia não é “bolinho”, então não brincam em serviço!

Em contrapartida o resultado de uma boa faxina sempre é a entrega de uma casa nitidamente limpa e com um cheirinho delicioso em todos os ambientes!

Você pode estar pensando: “Minha faxineira não é assim!”.  Surpreendentemente o que eu posso te dizer é que talvez você não esteja com uma Faxineira e sim com uma Diarista!

A Faxineira e a Diarista são profissionais autônomas, ou seja, elas não possuem um vínculo empregatício com o contratante. A princípio a remuneração não é fixada por mês e sim pelos dias trabalhados e a carga horária muitas vezes não é levada em consideração e sim as tarefas que tem que entregar!

Normalmente a Faxineira ou Diarista determina o valor de sua diária de serviço de acordo com o tamanho da casa, o tipo de trabalho solicitado e as facilidades ou dificuldades que pode encontrar.

Sobre as tarefas

Ainda que sempre sejam exigidas todas as tarefas às 3 categorias profissionais, a diferença básica consiste no fato de que a FAXINEIRA é responsável pela limpeza pesada da residência. É ela quem lava paredes azulejadas, limpa os rejuntes dos banheiros e pisos, afasta os móveis e limpa aqueles lugares “um pouco escondidos”, faz a limpeza dos vidros e janelas, vira colchões e mais uma série de atividades que consideramos mais complicadas de fazer na rotina.

Diarista e Funcionária Doméstica tendem a ter atividades semelhantes

Por outro lado, a DIARISTA desenvolve as mesmas atividades de uma Funcionária Doméstica, como lavar e passar roupa, arrumar os ambientes, fazer a rotina de limpeza comum, retirar lixo, cozinhar ou não (dependendo da contratação) e guardar compras.

Desde a publicação da Lei Complementar número 150/2015, se essa profissional prestar serviço na mesma residência por três ou mais vezes na semana, ela deixa de ser caracterizada como Diarista e passa a ter todos os direitos de uma Funcionária Doméstica com vínculo empregatício.

Características das atividades da Funcionária Doméstica

Quem opta por manter uma Funcionária Doméstica sabe que ela tem a responsabilidade de manter a limpeza e a organização da casa todos os dias, e a frequência da limpeza pesada é determinada avaliando-se todas as rotinas dessa profissional e dos moradores da casa. Exemplo: se ela tem atribuições de cozinhar, fazer compras e cuidar de crianças e pets, obviamente não terá o mesmo cronograma que outra funcionária que trabalhe em uma casa de um homem solteiro ou de um casal sem filhos, por exemplo.

Como organizar o trabalho das Funcionárias Domésticas?

Você sempre deve partir de uma planilha de afazeres que serão separados por tarefas diárias, tarefas semanais, tarefas mensais e assim por diante, considerando que temos atividades semestrais ou anuais como lavagem de tapetes e cortinas, limpeza do depósito e garagem que não podem ser esquecidas.

Uma vez deixando claro o que fazer em cada dia da semana, você tem um guia para conferir se está sendo cumprido e sua funcionária tem um guia que pode orientá-la sobre o que você, como contratante, deseja receber.

Dê uma atenção especial à comunicação 

O maior problema que encontro nessas relações está sempre na comunicação. Quando ela é eficiente o resultado do trabalho e o relacionamento sempre flui melhor!  Mas é preciso ter paciência para parar a sua rotina e separar um tempo para pensar em sua casa como um todo, ou seja, em todos os ambientes e como você gosta de encontrá-los.

Afinal de contas se você não sabe o que quer receber como pode avaliar o que está sendo feito? Se você não explica, como pode cobrá-la?   Não caia na cilada de pensar que “ela tem que saber tudo”, pois ela pode até saber tudo sim, mas não tudo “da forma como você gosta”.  Percebe como conhecer a sua casa e se comunicar bem são pontos fundamentais?

Aproveite esse período de isolamento social e dedique um tempo à reorganização da sua rotina doméstica

E que momento melhor do que essa fase que estamos passando para poder realmente parar um pouco e organizar isso de uma vez?

Claro que meu trabalho é ajudar meus Clientes nessa tarefa. Desenvolvo cronogramas, ensino presencialmente ou on-line (especialmente nesta pandemia) técnicas para as funcionárias, entrego algumas formas de controle e muitas (muitas mesmo) dicas! Todavia você pode tentar desenvolver seu próprio método.

Distribuição das tarefas

As atividades diárias, embora pareçam sem tanto valor quanto uma faxina pesada, são fundamentais para que não ocorram acúmulo de tarefas que possam prejudicar a eficiência das tarefas focadas de faxina.

Tarefas diárias

Algumas tarefas tem que ser feitas todos os dias sim! Devem constar sem sombra de dúvida na rotina das Funcionárias Domésticas e das Diaristas.

Essas tarefas são: lavar, secar e guardar as louças, limpar tudo o que foi usado na cozinha para a cocção da alimentação ou manuseios, como limpeza de fogão e pia, limpeza de geladeira (por fora, pelo menos), limpeza do chão da casa toda (especialmente cozinha e banheiro), guarda de compras na despensa e geladeira, retirada dos lixos de cozinha, banheiro e home office, organização de todos os objetos que estejam fora do lugar, arrumação das camas, afofamento das almofadas e reabastecimento de itens como água de cafeteira, água na geladeira, formas de gelo, potes de açúcar e sal. Simples, mas fundamental para o andamento fluído da rotina!

Tarefas Semanais

Por outro lado, semanalmente você precisará “pegar pesado” com sua funcionária e exigir dela uma atenção maior destinada às tarefas “duras” como:

  • Desengordurar paredes e fogão
  • Lavar (mesmo!) toda a cozinha e banheiros, tirando tudo o que tem dentro e buscando a sujeira nos lugares mais improváveis (e vai achar!) como por exemplo atrás da geladeira, atrás e nas laterais do fogão, abaixo e em cima dos armários, no canto dos box de banheiro, banheiras, etc
  • Se tiver áreas como quintal e garagem, também vão ter que entrar no processo, ou seja, lavar tudo! Tirar pó de tudo! Deixar tudo com aquele cheiro maravilhoso de casa limpa!

Não perca de vista o controle das despesas

Cuidado para não perder o controle sobre seus gastos com produtos de limpeza, água e energia elétrica.   Otimize o dia da lavagem de roupas!  Espere acumular um pouco ao invés de lavar meia dúvida de peças todos os dias! Não compre uma tonelada de produtos – um para cada tipo de ambiente ou peça específica – pois existem produtos que servem para muitas funções (se quiser entre em contato comigo e eu te dou algumas dicas!). Verifique a possibilidade de reaproveitamento da água da máquina de lavar para lavagem de quintais ou pisos. Poucas pessoas fazem isso, mas gera uma economia interessante!  Recomendo que experimente!

À essa altura eu acho que você já conseguiu perceber como é importante colocar em uma planilha (mesmo manual) o que você precisa “pedir” à sua funcionária, não é?

Atividades de menor frequência, mas não menos importantes

Não esqueça de reservar espaço também para atividades que são realizadas com menor frequência. Elas são tão importantes para a manutenção da higiene e saúde da sua casa quanto as demais e normalmente são esquecidas (ou jamais fizeram parte da sua lista de afazeres!).

Essas tarefas são: limpeza dos colchões e dos estofados, limpeza do ar-condicionado (normalmente por empresas especializadas em troca de filtro e regulagem do gás), limpeza da parte interna dos armários (isso mesmo! – tirar tudo e limpar o fundo e a lateral das gavetas, sapateiras e nichos!), limpeza profunda de equipamentos como máquina de lavar roupas e adegas, prataria, depósito da garagem e o que mais você agora estiver se lembrando de incluir e que são inerentes à sua casa!

Há clientes que preferem usar tablet… mas nesse caso sua funcionária tem que ter acesso às informações senão o problema não será resolvido. Você ficará com uma lista da qual ela não tem acesso. Seja prática.  Enviar informações para o whatsapp de sua funcionária não é uma estratégia muito produtiva.

Eu prefiro o bom e velho papel. O que funciona para você?

Gosto de preparar uma planilha (novamente, estou à disposição se precisar de consultoria específica para a montagem desse cronograma) que inclui a organização das tarefas diárias, semanais, mensais, semestrais e anuais).

Uma dica que gosto de dar para meus Clientes é a utilização de AGENDA!

Sabe aquele modelo bem tradicional da Tilibra? (ok, existem vários, mas dei como referência porque gosto do modelo que tem 1 folha por página e bastannnnte espaço para escrever!).  Pois bem, na contra capa eu costumo colar o cronograma semanal com todas as atividades e na própria agenda eu determino os meses e as semanas em que eu quero que as demais atividades esporádicas sejam realizadas. Desasa forma não tem erro nem esquecimento!

Outra vantagem que me faz ficar sempre fã da agenda é que tudo o que tem prazo para troca ou prazo de manutenção fica muito mais fácil se você registra nela.

Só para exemplificar essa situação: pense nos potes de Anti-Mofo!  Dependendo do fabricante a troca é a cada 45 dias ou a cada 6 meses… e uma vez que colocamos nas gavetas ou armários raramente nos lembramos da data correta da troca. Com o uso da agenda isso não acontece, pois você coloca o produto e já anota na agenda da sua funcionária a data que a substituição deve ser realizada. Simples e funcional, não acha?

Outras vantagens na adoção de agenda no dia-a-dia da gestão doméstica

A agenda facilita o registro de recados e notificações importantes. Exemplo:  o dia em que sua funcionária doméstica vai a um médico e você se esquece do aviso que ela deu há dias atrás… Coloque na agenda! – ela mesma fará isso depois de falar com você! Outro exemplo? Itens que ela precisa que sejam comprados no mercado também podem ser anotados (eu oriento que anote sempre na página do DOMINGO da semana em que estamos).

Nas épocas em que “recebemos visitas para almoço ou jantar” (Fé que logo isso volte a acontecer!) também é funcional deixar anotado na agenda, de véspera, orientações sobre a separação e limpeza das louças, toalhas e algumas compras específicas. Isso te trará muita tranquilidade! Enfim… são pequenos exemplos mas que dão à sua casa uma ordem muito especial e sem tanto esforço para administrar!

Outra opção que gosto muito é a de colocar o cronograma de limpeza preso na geladeira ou em algum lugar bem visível para a funcionária!

Na prática da limpeza

Certifique-se de que você disponibiliza para sua funcionária os utensílios e produtos necessários, pois sem eles a limpeza e manutenção não ficarão bem feitas!

No mercado há uma infinidade de produtos. Converse com sua funcionária sobre suas preferências e ouça-a sobre eventuais sugestões. Acredite que ela tem informações importantes para você!

E de quais utensílios estamos falando? Estamos falando de baldes, panos de chão, de cozinha e de limpeza (não economize na quantidade porque usamos muitos mesmo e você não vai gostar nadinha de ver sua funcionária usando o mesmo pano que usou na limpeza do banheiro em sua cozinha). Esses panos desgastam rapidamente e precisam ser trocados com mais frequência. Peça que ela lhe avise sempre que precisar de mais panos. Panos, panos, panos… não deixe faltar!

Voltando aos utensílios…

Verifique se suas vassouras e rodos estão em bom estado, se tem um bom estoque de sacos de lixo e se possui pás e escovinhas. Nem todas as funcionárias gostam de usar certos itens de proteção como luvas, aventais, máscaras e botas. Novamente a dica é: converse com sua funcionária. Explique a importância para a saúde, uma vez que elas estarão em contato direto com produtos químicos e algumas sujeiras e odores.

Cuidados na Contratação

Preste atenção no modelo de contratação que fará. Sempre documente!

No caso de contratação de funcionário doméstico não deixe de obedecer as exigências legais para que no futuro você não incorra em problemas trabalhistas e muita dor de cabeça!

Procedimentos que você não deve deixar de fazer

  • Assinar a Carteira Profissional
  • Elaborar e assinar um Contrato de Trabalho bem claro com o horário de trabalho, remuneração, data de pagamento e, se possível, os benefícios oferecidos
  • Fazer o cadastro no e-Social. Dentro do próprio sistema do e-Social você emitirá os recibos mensais de salário, as guias mensais de impostos sobre a folha de pagamento, os recibos anuais de férias e 13o. salário e, no caso de dispensa, a Rescisão e documentos correspondentes. Pode parecer chato, mas é uma mão na roda e você fica segura!

 

Espero que essa matéria seja útil para você!

Se precisar de ajuda, já sabe! Entre em contato que terei muito prazer em lhe atender!

Um grande beijo,

Chris Craveiro

(11) 98339-6991

contatochriscraveiro@gmail.com